35 anos de sucesso em serviços contábeis
CONECTAR & SERVIR
DESDE 1988 GARANTINDO TRANQUILIDADE
E SEGURANÇA PARA PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS!
Toda empresa precisa ter um contador de confiança. As leis do país exigem que você tenha um profissional habilitado para responder pelas questões fiscais e contábeis da empresa, manter suas finanças organizadas e ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Além de abrir empresas, o contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado. Por meio de análises financeiras e patrimoniais ele garante que a empresa fique em dia com as obrigações fiscais (relacionadas a impostos), contábeis (como balanços e demonstrações), e trabalhistas (como folha de pagamento e pró-labore), entre outras. O contador também é responsável por garantir que os valores declarados condizem com as entradas e saídas financeiras da empresa.
Através de um planejamento tributário estratégico, a contabilidade pode identificar oportunidades legais para otimizar a carga tributária da sua empresa, garantindo conformidade com as leis fiscais.
A contabilidade financeira foca na elaboração de relatórios para usuários externos, como investidores e autoridades fiscais. Já a contabilidade gerencial é voltada para a gestão interna da empresa, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão.
Os documentos para abrir empresa podem variar bastante de acordo com a atividade a ser exercida e os órgãos governamentais envolvidos, mas no geral são:
– RG e CPF
– Comprovante de endereço- Se casado(a), certidão de casamento
– Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.
Caso a atividade da sua empresa seja regulamentada, poderão ser solicitados outros documentos como registro profissional OAB, CRM etc.
Após reunir esses documentos, o próximo passo é iniciar o registro da empresa de forma online ou presencial na Junta Comercial ou no cartório (o local será definido dependendo da atividade exercida), para protocolar seu pedido de registro com o contrato social.
Sim, é preciso de contador para abrir empresa. A única exceção que não é obrigada por lei a ter um contador é o MEI
Se você vai abrir uma microempresa ou qualquer outro porte de empresa que não é MEI, vai precisar da orientação de um contador, que será vinculado como responsável contábil pela sua empresa perante a Receita Federal e liberar o seu CNPJ. Após a abertura você continuará precisando do serviço para cuidar e assinar sua contabilidade mensalmente.
© Convir 2023. Todos os direitos reservados.